quinta-feira, 12 de abril de 2012

Matéria: "O homem brasileiro julga a sua mulher"

"Submissa, inculta, ciumenta, mesquinha? E até subdesenvolvida? Muitos dos trintas homens ouvidos por Rodolfo Konder acham tudo isso da mulher brasileira. Mas uma pesquisa encomendada por REALIDADE à Marplan revela julgamentos menos contundentes. Nem tão severo, nem tão indulgente, o escritor Laudelino Ballofin, num artigo bem-humorado, estabelece algumas verdades."

A pesquisa realizada pela Marplan, que consultou mais de 200 homens representativos da população masculina do país (daquela época), apresentou conclusões bem menos severas sobre as mulheres. O resultado mostrou que a cada 100 homens, 34 acham que a brasileira é, sobretudo, gentil, enquanto apenas 3 vêem no egoísmo a sua característica básica. 15% julgam generosa, 7% acredita que ela é submissa, 14% acusam de insegura, 4% de prepotente e 5 de ingênua. Mas, somente 1% dos homens foram capazes de defini-las como grosseiras.


O texto da matéria foi criado em cima dos resultados da pesquisa feita a pedido da própria Realidade. Eles fazem como se fosse um entrevistado, mas na verdade são as perguntas feitas para os homens com as suas respostas. A reportagem contém 9 páginas de texto e fotos, em baixo dos textos - quando à continuação - tem a palavra "segue" e na última página tem "fim".  A intenção da reportagem era mostrar como os homens viam as suas mulheres e de que maneira eles julgavam. Essa matéria foi a capa da revista de Fevereiro de 1970, no tempo em que as mulheres não eram tão visibilizadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário